Quantas Terras Cabem no Sol? A resposta vai explodir sua mente

Spread the love

O Sol é uma estrela que reside no centro do nosso sistema solar. Esta bola esférica de gás quente e plasma converte hidrogênio em hélio por meio de fusão nuclear. Ele cria4 milhões de toneladas de energia a cada segundo, que emite como luz e radiação em todo o sistema solar. Essa energia finalmente chega à Terra e serve como a fonte de energia mais importante que permite que a vida floresça na Terra. Embora pareça pequeno à distância, o Sol supera a Terra em termos de tamanho. Dito isso, qual é exatamente o tamanho do Sol e quantas Terras cabem dentro dele? Vamos dar uma olhada mais de perto no Sol e aprender sobre sua formação, estrutura e tamanho.

5 fatos surpreendentes sobre o sol

  • Enquanto as temperaturas na superfície do Sol giram em torno de 10.000 graus Fahrenheit, as temperaturas no núcleo podem exceder 27 milhões de graus Fahrenheit.
  • O Sol às vezes é conhecido como uma “anã amarela”, embora na verdade irradie luz branca e seja uma estrela de tamanho médio.
  • Leva aproximadamente 27 dias terrestres para o Sol girar em seu eixo.
  • O Sol faz parte da População I, uma geração de jovens estrelas ricas em metais comumente encontradas nos braços da Via Láctea.
  • As manchas solares representam manchas escuras e mais frias na fotosfera do Sol que se formam quando as concentrações do campo magnético dentro do Sol sobem para a superfície.

Tamanho do Sol

De longe, o Sol é o maior objeto dosistema solar. De fato, sua massa constitui mais de 99% da massa de todo o sistema solar. Em termos de forma, o Sol aparece quase como uma esfera perfeita. Tem um raio total de cerca de 435.000 milhas, o que significa que seu diâmetro mede cerca de 864.000 milhas. Enquanto isso, a circunferência do Sol mede cerca de 2.715.000 milhas. O volume total do Sol equivale a cerca de 1,4 x 10^27 metros cúbicos, enquanto sua massa é de aproximadamente 1,9 x 10^30 quilogramas. Dito isto, o peso e o tamanho do sol mudam constantemente com o tempo. Os ventos solares carregam partículas para longe do sol a cada segundo, fazendo com que ele perca toneladas de energia no processo. Ainda assim, os especialistas estimam que o Sol perdeu apenas cerca de 0,05% de sua massa nos últimos 4,6 bilhões de anos.

Apesar de seu tamanho maciço, o Sol é classificado apenas como uma estrela de tamanho médio. Embora seja 90% maior do que as outras estrelas da Via Láctea, muitas estrelas no universo observável são significativamente maiores do que o nosso próprio Sol. Bilhões de estrelas medem dezenas ou centenas de vezes maiores que o Sol. A maior estrela conhecida no universo,UY Shields, tem um raio quase 1.700 vezes maior que o Sol. Isso significa que quase 5 bilhões de sóis caberiam dentro de UY Scuti.

Quantas Terras Cabem Dentro do Sol?

De nossa perspectiva limitada, a Terra parece absolutamente massiva, enquanto o Sol parece pequeno e distante. No entanto, essa perspectiva não poderia estar mais longe da verdade. Na realidade, o Sol mede substancialmente maior que a Terra em muitas magnitudes. Ao contrário do Sol, a Terra não é uma esfera perfeita. Nossa rotação faz com que o planeta se inche ligeiramente ao longo do equador, levando a medições de raios diferentes do equador e dos pólos. O raio da Terra no equador é igual a 3.963 milhas, enquanto o raio polar é igual a 3.950 milhas, para uma diferença total de 13 milhas. Dadas essas medições, a circunferência equatorial da Terra é igual a cerca de 24.901 milhas, enquanto sua circunferência meridional (pólo a pólo) é igual a cerca de 24.860 milhas. Tem uma massa de cerca de 5,9 x 1024 kg e um volume de cerca de 260 bilhões de milhas cúbicas.

Ao comparar as dimensões da Terra com as do Sol, você pode ver rapidamente como elas diferem drasticamente. Simplificando, a massa do Sol mede aproximadamente 333.000 vezes maior que a massa da Terra. Em termos de volume, seriam necessários cerca de 1,3 milhão de Terras para preencher o Sol. Fale sobre muitas Terras!

formação do sol

O Sol tem aproximadamente 4,6 bilhões de anos. Naquela época, nosso sistema solar consistia em uma gigantesca nuvem rotativa de poeira e gás conhecida como nebulosa solar. Com o tempo, a gravidade gerada pela nebulosa fez com que ela colapsasse sobre si mesma. Isso fez com que a nebulosa girasse mais rápido e gradualmente achatasse em um disco enquanto puxava o material do espaço ao seu redor em direção ao seu centro. Mais de 99,8% da massa em todo o sistema gravitou em direção ao centro, deixando a massa restante nas margens. Essa bagunça restante eventualmente se formou nos planetas do nosso sistema solar que atualmente orbitam o Sol.

De que é feito o sol?

A grande maioria do Sol consiste em dois elementos, hidrogênio e hélio. O hidrogênio representa aproximadamente 75% da composição do sol, enquanto o hélio representa pouco menos de 24%. O último 1% ou mais consiste em substâncias conhecidas como “metais”. Em termos astronômicos, “metais” refere-se a elementos mais pesados, como carbono, oxigênio, ferro e neon.

Como a Terra, o Sol tem várias regiões ou zonas. A região interna consiste no núcleo, zona radiativa e zona de convecção. As temperaturas no núcleo podem chegar a 27 milhões de graus Fahrenheit, e a densidade é 150 vezes maior que a densidade da água. Enquanto isso, a zona radiativa constitui a camada mais espessa do Sol ou cerca de 0,45 raios solares. Na camada radiativa, a transferência de energia feita no núcleo é feita via radiação, daí seu nome. Uma fina camada conhecida como tacoclina separa a zona radiativa da zona convectiva. Na zona convectiva, as correntes convectivas movem a energia do Sol em direção à superfície.

Após a zona convectiva encontra-se a atmosfera do Sol, que consiste na fotosfera, cromosfera, zonas de transição, coroa e heliosfera. Os fótons criados na fotosfera escapam pela atmosfera do Sol e se transformam em radiação solar visível,conhecido como luz solar. Enquanto isso, a zona de transição emite a maior parte de sua luz como raios ultravioleta e é aquecida pela coroa superquente acima dela. A matéria expelida da coroa se transforma em ventos solares que criam um enorme campo magnético ao redor do Sol. Este campo é conhecido como heliosfera e abrange todos os planetas do sistema solar. Isso significa que a Terra e todos os planetas estão tecnicamente dentro da atmosfera do Sol!

Quão longe está o Sol da Terra?

A Terra e o Sol estão em constante movimento. Além disso, a Terra não orbita o Sol em um círculo perfeito. Em vez disso, a órbita da Terra se parece mais com uma forma oval, conhecida em termos astronômicos como uma elipse. Como resultado,a distância do Sol à Terra muda dependendo da época do ano. No início de janeiro, a Terra atinge seu ponto mais próximo do Sol, conhecido como periélio. Neste ponto, o Sol está a cerca de 91,4 milhões de milhas de distância. Seis meses depois, a Terra chega ao seu ponto mais distante do Sol, conhecido como afélio. Naquele momento, o Sol está a cerca de 94,5 milhões de milhas de distância. Isso significa que a distância média da Terra ao Sol é de aproximadamente 93 milhões de milhas. Os astrônomos se referem a essa distância como 1 unidade astronômica. Essa simplificação torna mais fácil para os cientistas desenvolver modelos funcionais do sistema solar.

Related Posts

Leave a Reply